Descubra A Nova Obra Que Revoluciona A Turma Da Mônica

Na segunda metade de 2023, livrarias e lojas online do Brasil receberão “Os donos da rua: representatividade racial e as transformações do protagonismo negro no universo Turma da Mônica”, escrito por Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva. O lançamento, previsto para ocorrer entre julho e agosto, contará com eventos em locais como a UNICAP e a XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Escrito por Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva, mestre em Indústrias Criativas, o livro será lançado em formatos físico e digital. A obra foi desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Indústrias Criativas na UNICAP em 2022 e está concorrendo a prêmios estudantis pela Intercom, na categoria de melhor dissertação. Além disso, inclui uma entrevista original legalmente assinada pelo estúdio.

O contexto da narrativa aborda a evolução estética e moral da presença negra nos quadrinhos nacionais. Especificamente, a obra destaca a transformação dos personagens negros nas publicações da Turma da Mônica. Este estudo busca entender como se deu a transição dos papéis secundários para protagonistas negros nas produções editoriais da Mauricio de Sousa Produções, um tema significativo dado o impacto cultural e econômico desses personagens no imaginário infantil brasileiro.

Eventos de Lançamento

Eventos como apresentações na UNICAP, o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o IX Congresso Nacional de Educação e a XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco marcarão o lançamento. Considerado como uma “sucessora espiritual” do livro “Pantera é o Novo Negro: Representação e Cultura na Comunicação do Pantera Negra,” publicado em 2019, “Os donos da rua” celebra também os 60 anos da personagem Mônica, criação icônica de Mauricio de Sousa.

O prólogo é assinado por Nobu Chinen, professor e pesquisador sobre quadrinhos. Ele destaca que este trabalho tem um valor especial ao focar na criação de um renomado desenhista brasileiro. Embora seja fã dos personagens, Rodrigo não hesita em oferecer uma perspectiva crítica.

Rodrigo Sérgio Ferreira De Paiva, atualmente doutorando em Ciências da Linguagem na Universidade Católica De Pernambuco (UNICAP), Recife – PE, possui mestrado em Indústrias Criativas, uma especialização em Escrita Criativa e graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade também pela UNICAP. É publicitário e autor reconhecido por obras acadêmicas e literárias como “Pantera é o Novo Negro: Representação e Cultura Na Comunicação Do Pantera Negra” e “Mininho: Dores De Um Cotovelo”.

Publicada pela Editora Appris dentro da coleção Direitos Humanos e Inclusão | Diversidade Étnico-Racial, a obra terá dimensões de 16 x 23 cm, ISBN 978-65-250-4553-5. Composta por 300 páginas preto-e-branco mais 50 páginas coloridas.

Rodrigo Sérgio Ferreira De Paiva espera que seu novo livro promova discussões essenciais sobre representatividade racial numa das mais queridas propriedades intelectuais infantis do Brasil.“`html

Fato Detalhes
Lançamento Julho a agosto de 2023
Autor Rodrigo Sérgio Ferreira de Paiva
Formato Físico e digital
Eventos de Lançamento UNICAP, 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, IX Congresso Nacional de Educação, XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco
Contexto Evolução estética e moral da presença negra nos quadrinhos da Turma da Mônica
Prêmios Concorrendo a prêmios estudantis pela Intercom
Dimensões 16 x 23 cm
Páginas 300 preto-e-branco + 50 coloridas
ISBN 978-65-250-4553-5
Prólogo Nobu Chinen
Editora Appris

“` Com informações do site Folha Vitória

Deixe um comentário